Embora o meu cabelo não espigue com facilidade, tenho cuidados extra com as minhas pontas uma vez que uso a placa de alisamento todos os dias.
Tudo bem que não são mais do que dois breves minutos mas, como incido mais sobre as pontas do cabelo para que fiquem direitas o dia todo, gosto de as ter sempre bem protegidas.
Já vos falei do sérum da essence (aqui) que aplico todos os dias nas pontas antes de passar a placa alisadora; mas ao fim-de-semana gosto de dar algum cuidado extra às minhas pontas. Já experimentei várias Máscaras (e adoro, algumas) mas hoje venho falar-vos de um óleo natural conhecido por ter propriedades ma-ra-vi-lho-sas: óleo de argão.
Este óleo é 100% natural, altamente nutritivo e é ainda rico em antioxidantes. No cabelo, em particular, ele promete fortalecer as fibras capilares e, não menos importante, prevenir as pontas espigadas.
O meu foi-me trazido pela minha mãe numa viagem a Marrocos no verão passado; como Marrocos é a cidade-natal do óleo de argão acredito que este produto é 100% verdadeiro e confiável.
Por ser um óleo ele é bastante gorduroso (não vou mentir) mas, surpreendentemente, é absorvido com alguma rapidez.
Eu só o uso ao fim-de-semana para uma nutrição extra das pontas, mas o óleo de argão pode ser usado de milhentas formas diferentes.
1) Protecção leave-in
trata-se de uma hidratação de manutenção, onde basta aplicar algumas gotas (duas para o cabelo curto e até cinco para o comprido, em média) antes dos fios de cabelo secarem completamente.
2) Controlo do frizz e dar brilho
em caso de cabelos frizados pode ser aplicado ao longo do cabelo seco, sem esquecer a passagem da escova a seguir para ajudar a fibra a absorver o óleo. Controla o frisado, deixando o cabelo brilhante mas sem aspecto oleoso (fiquem descansadas).
3) Potenciar a máscara
este ponto tanto se aplica à máscara como ao condicionador; decidam vocês tendo em conta a vossa necessidade de hidratação capilar. Basta aplicar algumas gotas no boião da máscara/condicionador e misturar. A partir daqui a vossa máscara tem um veículo que vai ajudar os nutrientes a chegarem mais facilmente ao interior da fibra capilar. (Claramente acho que me vou tornar fã deste método)
4) Tratamento de choque
Quando o cabelo está completamente seco, desvitalizado e crespo, o óleo de argão pode mesmo fazer milagres e evitar o nosso encontro com a tesoura do cabeleireiro.
Experimentem aplicar o óleo nos fios secos, massajando madeixa a madeixa, deixando actuar por cerca de dez minutos. Depois, lavem. Vão ver diferenças de imediato. Repitam o tratamento no fim-de-semana a seguir voilá, cabelo salvo.
Conhecem mais algum óleo com propriedades semelhantes na fibra capilar? No que toca a cabelo, experimento tuuudo!
-Filena-
0 comentários :
Enviar um comentário