Todas nós já passámos por isto: aquele pó matificante que escorregou da mão com a pressa matinal e ficou em mil pedaços, aquele blush liiiindo que guardámos na mala e, azar dos azares, se espatifou todo.. e normalmente são sempre os nossos preferidos!
A última vez que me aconteceu foi com um pó fixador da kiko (sim, não é caríssimo..mas é dos meus favoritos) e como é que ele estava? Novinho em folha (tão típico).
Caiu-me da mão ao arrumá-lo depois de o aplicar pela primeira vez eeee...desfez-se todinho. Ainda tentei usá-lo assim uma vez, mas é mesmo em vão..fica inutilizável.
Como era novo, fiquei mesmo com pena de o deitar fora e por isso fui pesquisar nos milhentos blogs brasileiros de maquilhagem sobre uma forma de recuperar pós quebrados (como elas dizem).
E tooooodas falavam na técnica do álcool, ora poooois que tive que experimentar; ou não tivesse eu outra opção.
Como funciona?
1) Reduzir o pó partido
Partam o pó em pedaços ainda mais pequenos, quanto mais pequenos melhor. Podem usar a parte de trás de uma colher ou o cabo do pincel, tanto faz. Mas reduzem o pó partido às partículas mais finas que conseguirem.
Acrescentem umas GOTAS. Acreditem que são mesmo gotas. Mais vale porem a menos e depois irem acrescentando do que porem a mais. Com alcóol a mais vão obter uma pasta que mais parece uma máscara de lama que um pó recuperado. Além disso, vamos querer que o álcool evapore o máximo possível, portanto quanto menos álcool tiver menos tem que evaporar. Podem usar o álcool a 70º.
Depois de adicionarem o álcool, misturem e calquem o pó até obterem uma massa homógenea e bem 'colada' entre si (usem o próprio dedo, não há forma melhor). Acabaram-se os mil pedaços de pó.
Este passo não tem nada que saber; basta deixar o pó ao ar, para que o álcool evapore. Não queremos transformar o pó num depósito de álcool que seca a pele e causa desconforto, por isso deixem o pó ao ar durante um dia ou dois.
Quando a pasta já não parecer húmida nem cheirar (demasiado) a álcool, está pronto a usar!
O aspecto não é o mais bonito do mundo mas posso garantir que é tão funcional quão era quando saiu da loja!
-Filena-
0 comentários :
Enviar um comentário