MAMMA MIA!

Ontem foi dia de jantar com as amigas. Só depois de começar a trabalhar é que se dá o verdadeiro valor aos jantares rodeados de novidades e conversa por pôr em dia.

Normalmente tentamos sempre experimentar um restaurante novo mas, desta vez, superámos a rotina: decidimos ir cozinhar a nossa própria PASTA FRESCA!

Depois de um loooongoo dia de trabalho pusemos mãos à obra e fomos a um mini-workshop de cozinha Italiana. O conceito? Cozinhar entre amigos para depois comer entre amigos!
O melhor anti-stress pós-laboral que vão arranjar, garanto.

Aprendemos a fazer um tipo de massa muito simples: anellini pasta! Por ser simples acaba por ser muito fácil de fazer, e é muito utilizada em saladas e sopas!
Uma óptima dica para refeições saudáveis e frescas no verão!

Curiosos?

PASSO 1, Preparar os ingredientes: Farinha | Sal (qb) | Água





PASSO 2, Colocar a água e o sal na farinha

Neste passo, o mais fácil é abrir um buraco no meio da farinha com os dedos onde podem deitar a água sem a perder. Depois é só irem arrastando a farinha de fora para dentro, de modo a que a vão molhando gradualmente. Não coloquem demasiada água, o objectivo é a farinha ficar uma pasta húmida e não molhada.
O sal? coloquem também no buraco ao centro da farinha, a gosto
.



PASSO 3, Amassar, amassar, amassar




Aqui não há muito que se lhe diga e é, de facto, a parte mais difícil. Exige alguma força e acima de tudo alguma experiência para saber quando é que a massa está no ponto. O truque do equilíbrio é juntar água caso a massa esteja demasiado dura e juntar farinha caso a massa esteja demasiado mole. O movimento deve ser sempre o mesmo mas em diferentes zonas da massa.


PASSO 4, Repouso

Repouso dos braços e repouso da massa. Não tenho fotografia deste passo porque tinhamos as mãos demasiado sujas para tocarmos nos telefones mas não tem nada que saber: fazer uma bolinha com a massa e embrulhá-la em película aderente de cozinha. Levar ao frigorífico durante 20 minutos.



PASSO 5, Moldar a massa


Vamos retirando pedaços de massa da bola acabada de sair do frigorífico e vamos fazendo rolinhos. O objectivo é depois cortar o rolinho em vários pedaços que enrolados darão um anel.
Neste passo é importante que, enquanto estão a fazer os rolinhos, mantenham a bola de massa fechada na película para que não seque demasiado.



PASSO 6, Anellini !


É este o aspecto final dos Annelini Pasta Fresca! Aqui, prontinhos para serem cozidos.


PASSO 7, Cozer cozer cozer

Depois dos annelini prontos, basta cozê-los em água bem quente. É importante que só coloquem a pasta quando a água já está a ferver; como é pasta fresca, caso a água não esteja em ebulição, vai ficar mais mole do que o aconselhado.



PASSO 8, Empratar


No nosso caso misturámos a pasta com o famoso molho Pesto (sou fã incondicional e este era caseiro; não imaginam a delícia). A parte gira é que depois podemos misturar com qualquer tipo de molho, variando os pratos!
Como não podia deixar de ser, ainda pusemos por cima queijo ralado!


PASSO 9, Comer (e tentar não repetir)

Esta é a parte em que eu sou melhor! A massa estava fresca, saborosa, com uma consistência que só uma pasta fresca pode ter. Do sabor do pesto e do queijo nem preciso de falar.

No final ainda tivemos direito a uma das sobremesas mais italianas e deliciosas de sempre: Panna Cotta (de morango, neste caso).

Escusado será dizer que estava deliciosa; feita por italianos de gema que sabem bem o que é bom. Estava divinal. Caseira e boa que só ela.
Para os interessados deixo o contacto do pequeno recanto caseiro italiano, perdido num beco da mais portuguesa Mouraria:


https://www.facebook.com/maniinpasta.lisboa
O KUL recomenda, a 100% !

-Filena-


0 comentários :

Enviar um comentário

 

Sobre o KUL

Sobre o KUL
Quatro farmacêuticas com as mesmas paixões e com a ideia de sair do aborrecido. No entanto é a nossa visão bem diferente de cada uma delas que torna o KUL um espaço único. Um espaço de todos e simultaneamente de cada um. Num mundo cada vez mais recheado de tendências que atravessam fronteiras, o KUL nasce da fusão de quatro pessoas tão diferentes quão iguais. Acreditamos na diferença. Defendemos as nossas opiniões e é isso que trazemos de melhor. Vamos falar de tudo um pouco e um pouco de tudo. Aqui a rotina é proibida. Vem ser KUL connosco!! Filena, Filipa, Luciana & Sara

Popular Posts