Job Interview? O KUL ajuda

Pois bem, 2015 está a chegar ao fim e o cliché "ano novo, vida nova" surge nas nossas cabecinhas. E a vida nova pode muitas vezes começar pela conquista do emprego que tanto temos ambicionado. Mas para essa conquista acontecer temos de saber que armas usar e, mais importante ainda, que armas NÃO USAR.
E de que é que eu estou a falar especificamente?! Do que usar ou não usar numa entrevista de emprego.

É certo que há entrevistas e entrevistas, e que estamos SEMPRE sujeitos ao julgamento da pessoa que nos entrevistar e que, por isso mesmo, não há uma fórmula exacta para garantir que  causamos boa impressão. Isto de agradar a Gregos e Troianos é efectivamente difícil.
No entanto, há coisas que devemos evitar a todo o custo e que à partida (ja que alucinados há em todo o lado) podem ser a diferença entre ser chamado para a segunda fase de entrevistas ou passar a pertencer à caderneta de cromos lá do sítio.

Ora então, vamos começar:

1- NÃO CHEGAR ATRASADO. Mesmo. E eu nem sou muito exemplo, mas a este tipo de coisas nunca cheguei atrasada porque realmente é sagrado. Caso cheguem, também não fiquem a achar que está tudo perdido, porque também não é preciso esse extremo.

2- É EXPRESSAMENTE PROIBIDO: decotes abusados, saias/vestidos curtos que mais parecem cintos, misturadas de cores no outfit que vos faça parecerem embaixadores da Benetton dos anos 90, pastilhas elásticas, unhas de gel de meio metro, unhas de gel sem ser de meio metro mas com cores e padrões susceptíveis de provocar um ataque epiléptico ao entrevistador....e a lista poderia continuar. Mas, resumindo, usem coisas low profile, em que não deixem de ser vocês próprios, claro.

3- Maquilhagem: básico dos básicos. Nada de exageros. Deixem as sombras espampanantes para a Passagem de Ano, e usem apenas uma maquilhagem soft, que vos dê aquele arzinho saudável ;).

4- O outfit em si tem que ser clean e eu diria clássico. Claro que não têm de levar o conceito de clássico ao extremo, mas esqueçam lá os ténis e as sweats ou as calças de ganga rasgadas. Optem por umas calças pretas por exemplo (de tecido ou não) e uma blusa mais clássica. Para casaco claro que o blazer preto resolve sempre tudo. É uma peça essencial no armário de qualquer pessoa e resolve muitos dilemas, pois garante sempre que vamos apresentaveis.

5- Se por um lado disse para esquecerem os ténis, claro que por outro também digo para esquecerem os saltos altos agulha. Simplesmente não façam isso. Ainda que possam haver pessoas e outfits em que pudessem resultar, o risco de parecer uma bimba é demasiado alto. E o preço a pagar por isso, ainda mais.

6- Mostrem-se confiantes. Não precisamos de ser o José Mourinho mas também não somos os pobres coitados a implorar por um emprego. Temos de confiar que merecemos o lugar.

7- Aproveitando o ponto anterior, vem a conclusão final: tenham ATITUDE. Isso é mesmo o mais importante.

Se estes 7 pontos vão garantir que ficam com o lugar?  Claro que não! Mas pelo menos garantem que ficam a salvo da chacota alheia ;))).

                                                                                                                          - Luciana -


0 comentários :

Enviar um comentário

 

Sobre o KUL

Sobre o KUL
Quatro farmacêuticas com as mesmas paixões e com a ideia de sair do aborrecido. No entanto é a nossa visão bem diferente de cada uma delas que torna o KUL um espaço único. Um espaço de todos e simultaneamente de cada um. Num mundo cada vez mais recheado de tendências que atravessam fronteiras, o KUL nasce da fusão de quatro pessoas tão diferentes quão iguais. Acreditamos na diferença. Defendemos as nossas opiniões e é isso que trazemos de melhor. Vamos falar de tudo um pouco e um pouco de tudo. Aqui a rotina é proibida. Vem ser KUL connosco!! Filena, Filipa, Luciana & Sara

Popular Posts